quarta-feira, 24 de março de 2010

Samba pra casar

Samba e mulher sempre tiveram uma grande relação. Na maioria das vezes um é feito por causa da outra, que, por sua vez, serve de inspiração para tantos outros.

Desde a época de João da Baiana, a maioria dos sambas que têm a mulher como tema principal falam de um amor acabado. Seja por traição, brigas ou simplesmente incompatibilidade de gênios. E muita gente já cantou essa desilusão: Noel, Ataulfo, Nelson Cavaquinho, Cartola, Paulinho, João, Roberto Ribeiro, Fundo, Zeca e lá vai mais...

Diante disso, pode-se fazer a pergunta: "Será que samba bom é só aquele que a gente fala com mágoa?".

Apesar de para se fazer um bom samba é preciso lamento, podemos ver que também sai coisa boa se fomos falar de um estado matrimonial normalizado. Portanto, este blog, na humildade como sempre, posta duas músicas da nova geração que nadam contra a corrente da desilusão amorosa e prima por uma vida a dois na tranquilidade.

Deixo claro aos conhecidos que não estou pensando em casar. Isso foi só uma curiosidade que me veio à cabeça. Obrigado.



Moyseis Marques - Panos e Planos



Pedro Miranda - Samba da Moreninha



Se alguém souber de outros, fique à vontade para sugerir.

3 comentários:

  1. Bom post!
    Lembro que a Dona Zica disse em entrevista que demorou muito para o Cartola escrever algo para ela e que ele o fez na madrugada anterior ao casamento. Saiu o ótimo samba "Nós Dois" que é literalmente um samba de casamento.

    Abs,
    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Só faltou dizer a autoria do Samba da Moreninha que é do Pedro Amorim!

    ResponderExcluir
  3. Não está pensando em casar não né... bom que não..!

    ResponderExcluir