terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ao mestre João

Hoje, e já era tempo, vou falar de João Nogueira, um dos maiores personagens no mundo do samba na minha opinião. Feliz coincidência, ele também é aniversariante do dia 12 de novembro como Paulinho da Viola, mas seria uma tarefa muito trabalhosa falar dos dois em apenas um post.

Rubro-negro, malandro, carioca e bom bebedor, João Nogueira foi muito mais que um sambista, mas sim, um defensor de nossa cultura. Um cara que sempre fugiu da intervenção no samba, fazendo com que este fosse puro - ou o mais perto de sua pureza, já que sabemos que esse conceito na música brasileira é complicado.

Foi um cara de corpo fechado, protegido por São Jorge, um ser de luz consumido pelo poder da criação. Criador do Clube do Samba, amante da Portela e da Tradição, amado por todas as escolas e muita gente. Sabia usar a ironia para contestar e também ilustrar a vida do carioca, mais um perfeito cronista da cidade.



Infelizmente, no ano 2000 ele teve o conhecimento do outro lado da vida, e a morte passou a não ser mais ilusão como cantava. Mas deixou muita coisa boa e a cada dia pode-se encontrar uma canção nova dessa fera que teve como parceiros um time bem fraco como Paulo César Pinheiro, Maurício Tapajós, Baden Powell entre outros. Até com o mestre Noel, ele tem uma parceria. Não acredita? Então confira aqui Ao Meu Amigo Edgard, letra de Noel, que depois de anos foi musicada por João.




Músicas preferidas? Tenho várias, inúmeras. De bate-pronto: "Minha Missão", "Chico Preto", "Súplica", "O Homem dos 40" e "Besouro da Bahia". Claro que ainda tem outras muitas, isso porque eu nem quis citar as consagradas obras "Poder da criação", "Espelho", "Além do Espelho" e "Um ser de Luz" e por aí vai.

Melhor disco do cara também é difícil, mas meu palpite é "Vida Boemia".

Fechando o texto, trago uma bela homenagem de Jorge Simas e Paulo César Feital para "esse malandro de primeira com sobrenome de madeira e labareda no olhar".



Um brinde a João Nogueira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário