quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Bola no pé e lágrima no olho

A semana é tensa, intensa e parece não acabar. Um Campeonato Brasileiro efervescente, com 4 times disputando o título. Um é o atual tricampeão; outro é o último campeão da Libertadores; o terceiro se montou para a conquista que espera há muito tempo; e por último, o time que por mais zoneado que seja estruturalmente é movido pelo combustível da paixão e deve algo à sua imensa torcida.

Os 4 se emparelham não só neste campeonato, mas também na vida. Todos têm títulos da Libertadores (três são campeões mundiais), juntos somam 18 troféus nacionais e a cada ano têm que provar sua força, por mais que ela já seja reconhecida.

Interessante analisar o campeonato como um todo. Em cada momento ele foi de um dos 4. No começo era do Inter, time que matava todo mundo até com os reservas e era disparado o favorito. Favoristimo este que se enfraqueceu pela perda da Copa do Brasil no meio do ano.

Enquanto o colorado dos pampas perdeu o pique, o Palmeiras foi subindo. E quando o Wanderley saiu, para assumir o auxiliar Jorginho, teve uma sequencia fenomenal que o pôs na liderança e ainda deixou algumas gordurinhas para se manter por lá. Mas, aí, o Jorginho recolocou o boné e voltou para auxiliar, dando lugar ao técnico mais badalado do momento, Muricy Ramalho.

Por ironia do destino, ele, que já não estava fazendo um bom trabalho no São Paulo, foi para o Palmeiras e confirmou a falta de competência que vem te assombrando. Enquanto Muricy empurrou o Palmeiras ladeira abaixo, seu substituto no ex-time, Ricardo Gomes, comandava uma bela arrancada do tricolor.

O Flamengo, do Cuca, vivia de altos e baixos, e quando os baixos começaram a aparecer no Maracanã, ele guardou a prancheta no saco e meteu o pé. Pra variar, Andrade assumiu. Só que neste ano foi diferente, o Tromba foi acumulando bos resultados, e como a diretoria não acertou com ninguém, ele foi mantido. Porém, foi só ganhar sua promoção que o Flamngo teve uma sequencia de três derrotas. E aí? Fizeram merda? Se fizeram, o que valia era torcer. E assim fio feito, até que ele deu a volta por cima com trablho, serenidade e a chegada de alguns jogadores. Hoje, o time mostra o melhor futebol com o artilheiro e o melhor jogador do campeonato.

No meio dessas trocas, o Atlético-MG, mediano como sempre, até ficou algumas rodadas lá em cima, mas com o passar do tempo virou coadjuvante, previsão mole se tratando do time e de Celso Roth.

Quem merece o título? Todos os 4, claro. Mas como tem bola, essa galera tem também um talento em reclamar. Será possível que depois dessas performances de cada postulante ao título ainda há a possibilidade de pensarem que o campeonato vai ser comquistado por causa de uma mera "entrega de jogo" de um outro que não fez nada na competição?

Por causa do nervosismo e até da insegurança, foi só a rodada de domingo acabar que a pergunta mais constante, em vez de ser "Quem vai ser o campeão?" foi "O Grêmio vai entregar?".

Assim como o Flamengo, qualquer um dos outros 3 poderia estar nessa situação, jogar com o Grêmio. Se tivesse tanta certeza do corpo-mole, o Inter, que no começo era o principal candidato ao título, e que segundo os comentaristas "estava voando" (é brincadeira) teria que começar a reclamar com a CBF já no sorteio dos jogos para se montar a tabela. Ou será que ele já estava fazendo isso há 5 ou 6 rodadas atrás, quando era quinto? Aliás, os colorados realmente acreditavam que chegariam em segundo na reta final?

Não se deve tentar tapar a incompetência com a suposta má vontade do rival. E, realmente, se trata de tanta "má vontade" assim? O Grêmio é o segundo pior time jogando fora de casa, não está nem aí para o campeonato e não ganha do Flamengo no maracanã há 7 anos. (assim como o Fla não ganha do Grêmio no Olímpico)

O Palmeiras entrar nessa história é a coisa mais nojenta que poderia acontecer. O time que ficou 17 rodadas na liderança e tem o "melhor técnico do Brasil" (o Muricy é uma merda) perdeu a liderança por quê? Incompetência! Volta no tempo, palmeirense, e lembra do Sport, do Avaí, do Santo André e do Fluminense.

Não adianta sofrer com antecedência. Fiquem ligados no Santo André e Botafogo, que são seus adversários.

E que o Flamengo não seja incompetente no Maracanã domingo. A nação não merece.

Vamos Flamengo. SRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário