quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

VAI SUBIR PRA 2010

Já em ritmo de carnaval 2010, o autor deste blog chama no repique e, humildemente, vem aqui fazer suas análises sobre os sambas de cada escola do Grupo Especial. A disputa está mais acirrada do que eu pensava. De primeira, já dá pra encontrar 4 sambas bons, mas, mesmo assim, de uma forma geral, os compositores ainda estão deixando a desejar. Vamos a eles.


Salgueiro
Seguindo o sucesso que teve no carnaval passado, o rubro da tijuca optou novamente por um enredo simples e ao mesmo tempo amplo. Vai falar sobre livro, leitura etc. O samba não é ruim, mas está longe de ser uma boa música. O maior valor vem no microfone, pois, o Quinho arrebenta e consegue colocar até um bolero de ravel pra cima. A melodia faz parecer que o samba vem todo no embalo, nos estilo "vamo lá, porra!". Tá valendo, na avenida pode funcionar. Mas, pra mim, não merece o bi.

01 Salgueiro.wma


Beija-Flor
O samba que começa com a introdução de O Guarani e fala de Brasilía, a capital que já não é tanto da esperança assim, é um dos piores do carnaval. Com a escolha do enredo, algumas pessoas achavam que a azul e branco de Nilópolis ia, depois de muito tempo, deixar de falar dos ancestrais, mas se enganaram. É claro que eles acharam a inspiração no Rei Sol do Egito para a construção da arquitetura da cidade. Pra dar um sopro depois da porrada, a melodia tem umas subidas de tom boas, apesar da letra ruim. E o Neguinho é sem comentários. Genial.

02-BEIJA-FLOR.wma


Portela
O enredo é complicado (falar de internet num samba fica feio), o samba é, de longe, o de menos qualidade dos autores tetracampeões, mas uma coisa tem que ser dita: ele não sai da minha cabeça. É impressionante, basta escutar que a melodia fica martelando o meu cérebro o dia inteiro. Ponto alto é o refrão do meio que exalta a escola e tem um grito "sou Portela" que levanta a galera. Acho que a maior qualidade da trupe de compositores é a tentativa de sempre inovar na melodia. Eles mostram isso na segunda parte, que é a minha "lavagem cerebral".

03-Portela 2010.wma


Vila Isabel
Enredo sobre Noel e um samba de Martinho, mistura mais que perfeita para a Vila. É emocionante, é bonito, é fora das regras da arte que perdura hoje em dia e arrepia. Mutos dizem que o samba não empolga e que por ser a penúltima vai dar sono na plateia. Samba bom pra mim não empolga, emociona, e é justamente isso que acontece quando ouço este. Alguém lembra de "Herois da Liberdade", do Império Serrano? Pois é disso que estou falando. Se o poeta baixar na avenida vai ficar ruim segurar a Vila este ano, e com um samba desse é possível que Noel apareça mesmo de terno branco e camisa azul tocando violão no carro de som. Acho também que o prato tocando no contra-tempo da bateria dá um ar ainda mais clássico ao samba. Obra-prima!

04 Vila Isabel.wma


Grande Rio
Desde o "Imponho sou Grande Rio, amor!" a escola de Duque de Caxias nunca mais foi a mesma, a parada desandou de vez. As duas coisas que sobram de bom nessa história são a bateria - muito bem regida pelo mestre Odilon durante muito tempo e que agora está nas mãos do Ciça -, e o Wantuir, que é um baita intérprete. Este ano a escola vai homenagear o camarote nº1, o da Brahma, tudo a ver né? Só não se sabe que é o camarote que vai estar desfilando na avenida ou a escola que vai estar no camarote. Samba ruim.

05 Grande Rio.wma


Mangueira
Depois de dois anos fracos, parece que bons frutos vêm por aí. Agora, sob o comando de Ivo Meirelles, a Estação Primeira apresenta um bom samba e principalmente um diferencial nas jogadas de marketing. O novo presidente se adiantou e já gravou uma levada mais pop (samba-rock) para tocar nas rádios e também um vídeoclipe, produzido pela Conspiração, do hino deste ano. O enredo é sobre a música brasileira e a letra não foge do tema em nenhum momento, sempre trazendo passagens de obras marcantes nos versos. Isso tudo é fruto de um bom entrosamento dos compositores que já são velhos conhecidos campeões de sambas dos blocos na cidade. Foi a primeira vez que eles levaram a disputa na escola. O espírito é esse, renovação! O samba da Mangueira está no meu top 4, também. Mas, sem deixar de dar uma cornetada, a introdução do Emílio Santiago cantando Roupa Nova é cafona pra cacete!

06 Mangueira.wma


Imperatriz Leopoldinense
Este é disparado o maior favorito para o estandarte de melhor samba-enredo do ano. A Imperatriz vem falando de religião e com uma música maravilhosa. Levada cadenciada, letra linda e melodia idem. Ao mesmo tempo podemos sentir uma peregrinação de católicos e um ritual no terreiro de umbanda misturados. Como bem diz o samba, nesse país de "tanto Deus, tanta religião", o objetivo deve ser este mesmo. Dominguinhos, um mestre na arte de puxar samba, arrebenta e é uma dádiva sua volta ao Grupo Especial. Emocionante.

07 Imperatriz.wma


Viradouro
Típico samba chicletinho, e sem gosto ainda. Assim como todo samba que homenageia um país, a Viradouro mostra que vai passar esse ano só pra arrecadar mais dinheiro no caixa com patrocínio. É muito difícil repetir o sucesso inesperado da Vila em 2006, quando ganhou o carnaval cantando sobre a Venezuela. A escola vem falando do México, e traz uma música sem empolgação, com letra que não fede e nem cheira e uma melodia comum. É isso, vai desfilar só pra constar este ano.

08-Viradouro 2010.wma


Unidos da Tijuca
Se o samba da Imperatriz é o melhor melodicamente, o de melhor letra acaba de ser conhecido. Com o enredo "Segredo" a Tijuca está com um samba que esculacha. A letra é realmente uma brincadeira com tudo que guarda segredo, mexe com quem escuta e vem numa levada bastante pra cima. Me lembra bloco de carnaval também. O samba é bom e o desfile promete, mas com certeza o Paulo Barros deve tá mantendo um segredo danado disso tudo. É ver pra crer, enquanto isso escute o samba que, junto com Mangueira, Imperatriz e Vila Isabel, fecha o G-4 deste ano!

09-Unidos_da_Tijuca.wma


Porto da Pedra
O enredo é criativo e ainda faz uma homenagem ao centenário de Noel Rosa. Mas acho que assim como internet, falar de moda também é difícil. Além disso, o samba não é nada bom, coisa que vem se repetindo na escola desde 1997, quando falou da Loucura e garimpou o 5º lugar. Convenhamos, é difícil ver a Porto da Pedra resistindo no Grupo Especial, enquanto o Império Serrano fica penando no Acesso.

10 Porto da Pedra.wma


Mocidade
Depois de muito tempo a escola apresenta um samba que, se não podemos falar que é bom, pelo menos cativante. O refrão pega e com certeza vai deixar a Mociadade numa posição muito mais confortável que este ano, quando bateu na trave do rebaixamento. É desnecessário tecer comentários sobre a bateria que arrebenta e tem uma das melhores levadas de caixa, justamente por ser simples. Beleza de samba, mas vai ficar pelo meio da tabela.

11 Mocidade.mp3


União da Ilha
"Ôôôô...a União voltou! A União voltou! A União voltou!". Sim, ela voltou, até que enfim! E quebrando o embalo do que vinha acontecendo com as escolas que subiam do Acesso, a Ilha não vai repetir samba (palmas!). Ela ainda traz uma música boa pra caramba, falando de Don Quixote e retorna com alegria para o Grupo Especial para nunca mais descer. Se Deus quiser. A curiosidade da gravação é na segunda parte, onde numa bossa, quem faz o pica-pau (chama a volta da bateria) é um surdo de terceira. Nunca tinha visto isso antes. Maneiro. Salve a Ilha!

12-União da Ilha 2010.wma

2 comentários:

  1. Nenhum desses sambas tem um verso a altura de
    "viro índio, cientista, pomba-gira/Até piranha eu também posso virar."

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. O samba da Ilha tem que estar no Top 4, melhor que o da Mangueira

    Biel

    ResponderExcluir