segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O que esperar do Simpatia em 2010


O carnaval está chegando e os blocos já se movimentam para colocar fazer a folia nas ruas. Os mais tradicionais e estão em processo de escolha de samba, enquanto outros pé-de-chinelos ainda pensam se vão sair (atentem para o Bloco do Bigode, em breve mais informações).

Nesse espiríto folião fui na sexta passada à Lapa acompanhar a apresentação dos sambas que estavam na semifinal da disputa para o Simpatia é Quase Amor. A "burguesia de Ipanema" estava em peso e com muita organização no evento. Teve uma roda de samba com participação do Zé Renato e depois o couro comeu sob a regência do Mestre Penha num palco montado na parte externa do bar Parada da Lapa.

Eram cinco sambas concorrendo e somente três seguiram caminho. São eles "O Boulevard Virou o Mar de Ipanema", de Tiago Prata, Simas e Dudu Botelho; "Ipanema Me Chamou", dos tetracampeões Rafael dos Santos, Leandro Fregonesi, Felipe Girardi e Ciraninho; e "Não Tem Dilema", parceria de Jorgito Sápia, Daniel Pereira, Flavinho 7, Guilherme Sá, Alípio Carmo e Claudio Souza.

Os três são boas composições e podem empolgar o bloco nos dias dos desfiles, por isso vou dar meus pitacos sobre cada um, na humildade.


Ipanema Me Chamou
(Rafael dos Santos, Felipe Girardi, Leandro Fregonesi e Ciraninho)

A parceria segue em busca do pentacampeonato no bloco, foi o que mais empolgou a galera. Muito deve-se ao samba pre frente e também à fama que os caras já têm. A música é boa e traz algumas ousadias na melodia, o que está virando marca registrada nos sambas do Ciraninho e do Rafinha. Acho favorito pela resposta que teve do público. Só alternaria duas estrofes: a do refrão do meio com a última depois do verso "...Vem brincar...".

Esperei o ano inteiro
Pra matar essa saudade
Só pra ver meu Simpatia encantar toda a cidade
Reviver a paixão de um antigo carnaval
Me banhar de "Quase-Amor"
Sambar até o sol se pôr

Bateria faz a marcação
No compasso do meu coração
Vem de amarelo e lilás desfilar
O nosso show vai começar

Deixe a tristeza de lado
Se entregue ao pecado
Da cidade maravilhosa
Vem brincar
Tem samba na Lapa, Cacique De Ramos
Tijuca... Gamboa... pra onde nós vamos?
É só festejar, me leva que eu vou
Ipanema me chamou

A zona sul vai balançar
E quem quiser pode chegar
Eu sou do Rio de Janeiro, eu sou
Simpatia É Quase Amor



Não Tem Dilema
(Jorgito Sapia, Daniel Pereira, Claudio Souza, Guilherme Sá, Flavinho 7 e Alípio Carmo)

Esse samba traz uma letra bem elaborada para homenagear o centenário de Noel Rosa. Devido ao grande número de compositores, a defesa do samba em cima do palco foi bem empolgada, mas não refletiu tanto como o annterior na plateia. O que não me agrada é a forma como é executado o refrão do meio e outros deslizes de melodia, mas o samba tem sua força. Não é à toa que vejo em alguns blogs elogios a ele.

É carnaval
A bateria toca ao som de um Tangará
O sol dourado, em seu último desejo
Espera a lua para um beijo lhe roubar
Cidade se faz poesia
Na melodia da nossa canção
E o povo vai cantando pelas ruas
Um samba em feitio de oração

Com que roupa? Com que roupa eu vou?
Hoje eu resolvo este dilema
Com que roupa eu vou?
Vou de amarelo e lilás para Ipanema

(Vem...)
Vem mergulhar na fantasia
O Simpatia é um mar de emoção
Até o pierrot apaixonado
Vai encontrar um novo amor na multidão
Quando o orvalho vem caindo
Sorrindo eu procuro um botequim
Um brinde à madrugada mais vadia
É festa, alegria, não tem fim

Coração disparou, a terra tremeu, o corpo arrepiou
O samba convida, meu bloco chegou
Simpatia é quase amor



O Boulevard Virou o Mar de Ipanema
(Tiago Prata, Simas e Dudu Botelho)

Esse é o meu preferido. Samba de bloco autêntico. Pratinha, Simas e Dudu Botelho também celebram o poeta da Vila na letra, que ganha uma levada cadenciada e traz um refrão no estilo clássico. O único problema aí, é que a gente sabe que o Simpatia não canta na rua um samba de bloco há muito tempo. Pelo menos nos últimos dez anos sabemos que todas as músicas têm aquele jeitão de escola: samba grande, dois refrões e melodia cheia de guéri-guéri. Por causa disso, se ganhar será uma ótima surpresa pra quem gosta de diferenciar o carnaval da rua com o da Sapucaí.

De amarelo e lilás
Sou quase amor
Nessa folia
Nossa festa começou
Mais um ano de alegria
Vamos homenagear
O poeta menestrel

Vai o sol
Surge o luar
Pra iluminar o centánário de Noel

Quem vem para o Simpatia
Traz a herança de bambas
Num chope gelado
Brinda a boêmia
Veste a fantasia, samba até o fim

E faz da vida "Conversa de Botequim"

Vem pastorinha, Ô!
"Linda pequena"
O Boulevard virou o mar de Ipanema

No fim das contas, na realidade, o que vale é a competência dos compositores e isso todos já mostraram que têm.

Boa sorte aos concorrentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário