domingo, 18 de abril de 2010

Carioca sem saída


Quem me conhece sabe. Nunca rejeitei o programa de ir ao maracanã. Porém, hoje resisti e não fui. A minha não-ida foi justamente de protesto pelo futebol que vem mosrando a maioria dos times brasileiros, principalmente os do Rio. Como tinha falado, com quem que ficasse o título de campeão carioca representaria a consagração da retranca. Quis o destino que essa glória fosse de Joel, o último rei do Rio.

Entram em campo Flamengo e Botafogo para, pelo menos, um público bom - mais ou menos 50 mil pessoas. No rubro-negro, como sempre, Andrade coloca Willians, Maldonado e Toró, que voltou a ser fraco. No outro, como sempre também, Joel escala três zagueiros, 3 volantes, um lateral, um meia e os dois gringos.

Eu estava certo. O jogo foi feio, e não se pode dar destaque pra nenhum jogador.

O juiz Gutemberg entrou no campo ligado em todo lance, se errou em algum, eu não vi. O campeonato Carioca só foi ter uma arbitragem decente logo no seu último jogo, coisa do destino. E o resultado comprova tudo, o jogo ruim e a boa arbriagem: 2x1 pro Botafogo, com dois gols de pênaltis. Que existiram, todos, diga-se.

Os jogadores, acostumados com os péssimos árbitros, usaram e abusaram do puxa-puxa dentro da área e se deram mal. Isso rendeu dois pênaltis contra o Flamengo e 1 contra o alvinegro. A questão aí é que o Herrera bateu e fez, o Abreu bateu bem e fez e o Adriano bateu mal e perdeu. Pra quem já estava esperando cobrança, é melhor o Imperador se preparar e parar de miguélite, porquê se o resultado não vir na quarta, contra o Caracas, vai acabar o amor e virar um inferno o Império.

Já o Botafogo, depois de três anos pode gritar “É campeão!” em cima do Flamengo, finalmente. Com Abreu batendo um pênalti de tirar onda com o Bruno e o Jéfferson pegando outro do Adriano, lavar a alma numa maneira melhor que essa não existe.

E daqui pra frente, como fica? Estadual vale pra salvar o semestre mas não serve de parâmetro. O Flamengo continua com um elenco, teoricamente, capaz de avançar na Libertadores e defender o título brasileiro. Mas, precisa mudar a postura, e se o Andrade continuar indiferente, vai rodar.

O Botafogo, apesar de campeão, continua tendo um elenco péssimo, digno de uma eliminação vergonhosa na Copa do Brasil em casa para o Santa Cruz e se não se reforçar vai lutar pra não cair. O time realmente só tem uma jogada e não consegue fazer uma troca de mais de três passes. Mas nenhum botaoguense está pensando nisso agora. Com razão.

E assim segue a vida, ainda vai ser difícil encontrar uma saída para o futebol do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário